jul 08, 2016 val Italia, Turismo & Viagens 0
A Itália é oficialmente conhecida como República Italiana. O país está localizado na parte centro-sul da Europa e faz fronteira com diversos países, como França, Suíça e Eslovênia. O Vaticano é um estado independente do interior italiano, assim como San Marino. Quer conhecer mais fatos sobre o país? Leia o texto abaixo.
O território italiano abrange 301.338 km2, influenciados por um clima temperado sazonal. Os 60,6 milhões de habitantes se distribuem pela área, sendo a quinta região mais populosa da Europa e a 23° do mundo.
Sua capital se chama Roma e foi durante séculos o centro político e religioso do Ocidente, especialmente por ser capital do Império Romano e sede da Santa Sé. Contudo, com o declínio da civilização romana, vários povos estrangeiros invadiram o país.
A Itália Moderna
A Itália se chama República Italiana devido ao seu regime político democrático, desde 1946. É o 24° país mais desenvolvido do mundo, sendo que ocupa um dos dez primeiros lugares do planeta entre as melhores qualidades de vida.
Os italianos possuem alto padrão de vida, com elevado PIB per capita. A Itália faz parte da União Europeia (um dos membros fundadores) e está dentro da zona onde a moeda praticada é o euro. A nação é altamente globalizada e os índices de alfabetização são elevados.
Além de todos estes dados, a Itália é constituinte de diversos grupos de renome, como o G8, sendo também característica sua a nona colocação no orçamento de defesa mundial. Tudo isso é relevante para que a República Italiana seja uma das principais potências mundiais.
Cidades mais populosas
Abaixo citaremos as cinco cidades mais populosas da Itália, bem como o número de habitantes de cada uma, aproximadamente, com dados obtidos de 2010.
– Roma: 2.828.692;
– Milão: 1. 331.210;
– Nápoles: 962.713;
– Turim: 907.663;
– Palermo: 655.875.
Religião
A grande maioria da população da República Italiana é formada por católicos (87,8%). Porém, apenas um terço se considera praticante, algo em 36,8%). Esta constatação se deve especialmente porque Roma é o berço do catolicismo.
Desde o terceiro século, a sede mundial da Igreja Católica se situa no Vaticano e o bispo romano foi considerado papa a partir de então.
Idioma
O idioma predominante na República Italiana é o italiano, língua falada por quase toda a população. Porém, alguns dialetos são aceitos em determinadas regiões, como o sardo, na Sardenha e o napolitano, em Campânia.
Devido aos vários dialetos, a Itália pode ser considerada um país bilíngue. Afinal, o uso deles não foi extinto, sendo praticado cotidianamente inclusive pela população mais culta.
Política
De 1946 em diante, quando foi instituída a República Italiana, o país tem uma Câmara dos Deputados, um Senado, um Sistema Judiciário e um Sistema Executivo formado por um Conselho de Ministros.
O presidente é eleito por voto e o mandato italiano possui sete anos. É ele quem decide a pessoa que ocupará o cargo de primeiro-ministro, além de aprovar as sugestões de ministros para ocupar o cargo. Os outros políticos também são escolhidos pela população.
Diversas outras áreas
A Itália é um país muito rico, tanto econômica quanto culturamente. Para falarmos somente um pouco de cada tópico, precisaríamos nos estender muito mais, especialmente se fôssemos citar os artistas italianos. Imagine se nos estendêssemos para a gastronomia!
Já foi possível perceber como a República Italiana é muito rica, não é mesmo? Programe suas próximas férias para o país em breve para comprovar as maravilhas do local. Se você pretende estabelecer moradia, solicite informações sobre o processo de reconhecimento de cidadania italiana. Quem sabe você possa desfrutar das delícias italianas para sempre!
jul 15, 2016 0
jun 24, 2016 0
out 11, 2015 2
jul 15, 2016 0
jun 24, 2016 0
set 20, 2015 0
desideriocidadania.com/alugo-imovel-m… desideriocidadania.com/alugo-imovel-m…
desideriocidadania.com/conversao-da-c… desideriocidadania.com/conversao-da-c…
Pisa 2016
A desproporção humanotaria e somente existe pois se apoia injustiça fb.me/7Zyr2Qvs4