out 11, 2015 val Vida na Itália 2
Você é um brasileiro apaixonado pela Itália? Sonha conhecer o país ou quem sabe morar por lá, temporariamente ou em definitivo? Hoje você conhecerá um pouco sobre esta região, especialmente sobre os costumes de alguns italianos.
“Niente” e “ nulla”
Os italianos costumam começar suas frases com “niente” e terminar com “nulla”. Não há significado exato para estes termos, mas é muitíssimo comum eles aparecerem no meio da conversa. Acredito que equivalha ao “né” ou “tipo assim” dos brasileiros. São considerados vícios linguísticos.
Branco no verão
A cor branca é moda predominante no verão italiano, inclusive nos calçados. Mesmo que as tendências lancem outras cores, o branco prevalece em todas as roupas, sapatos e acessórios, tanto femininos quanto masculinos.
Sequência nas refeições
No Brasil normalmente come-se tudo no mesmo prato: entrada, prato principal e acompanhamentos. Porém, entre os costumes dos italianos está a sequência nas refeições. Tudo segue um padrão e os pratos não se misturam. Começa-se com a entrada, depois vem a massa ou o risoto, que é seguido pela carne (bovina ou peixe) e, por último, os acompanhamentos. A salada é degustada no final, em um prato separado do que conteve carne. Por isso as refeições italianas são tão longas.
Banheiros públicos
Se você tiver que usar um banheiro público na Itália, provavelmente passará por apuros. Isto porque eles são únicos para homens, mulheres e portadores de necessidades especiais. As trancas não fecham bem, as portas são de correr, ficam longe dos vasos sanitários e o assento fica mais alto do que o normal, para atender os deficientes.
Apresentadores de telejornal
Outra bizarrice dentre os costumes dos italianos são os apresentadores de telejornal. Normalmente são mulheres muito bonitas, bem vestidas e maquiadas, mas que se perdem no meio da transmissão e ficam sem saber o que dizer. O conteúdo às vezes deixa a desejar, já que normalmente se fala de traição e crime passional. Ah, e as notícias sempre vêm com fundo musical.
Palavras americanas
Os italianos adoram usar palavras americanas, mesmo que já exista a similar em italiano. Por exemplo: hall, show room, wall e Hulk. Porém, utilizam um sotaque bem característico, com “h” no início e “ã” no final. Por exemplo: show room ficaria “show rumã”. Mas, quando a palavra está no inglês, eles traduzem para italiano. Exemplo: U2 fica U Due.
Roupas de inverno
Se for outono, os italianos tiram roupas de inverno do guarda-roupa. Sim, mesmo que ainda esteja com temperaturas agradáveis. Isto vale inclusive para casacos pesados e cachecol.
Serviços bancários
Entre os costumes dos italianos encontramos um atraso nos serviços bancários. Parece que a tecnologia não atingiu o setor do país, já que é tudo feito no papel e preenchido à mão. Somente mais tarde é que o atendente passará as informações para o computador. Por isto, você precisa assinar várias vias e cada atendimento demora.
Filmes no cinema
Já falei que os italianos fumam muito? Sim, eles fumam muito mais do que os brasileiros, por incrível que pareça. Por isso, se você for assistir a um filme no cinema, ele será pausado para que as pessoas possam sair e fumar (ou ir ao banheiro). Porém, a pausa é em tempo padrão, o que pode acontecer em uma cena crítica do filme. E, quando retornam, às vezes acontece de não ser no mesmo momento e você perder partes do filme.
Conversas acaloradas
Se você perguntar qual é o principal dentre os costumes dos italianos, muita gente irá dizer que são as conversas acaloradas. E é verdade: parece que eles estão discutindo e até brigando, mas normalmente tudo não passa de uma conversa entre amigos. Eles falam muito alto e gesticulam demais.
Uso das mãos no comércio
Na padaria, o atendente colocará seu pão no pacote sem o uso de luvas e, com esta mesma mão, ele receberá o seu dinheiro. Contudo, você deverá escolher suas frutas e verduras somente com este acessório nas mãos. Se não usar luvas, receberá recriminações.
Férias no mês de agosto
Os costumes dos italianos são bem peculiares, às vezes. Um exemplo é que o país fecha no mês de agosto para todos irem à praia. Você não encontra lojas abertas, nem restaurantes ou postos de gasolina. As cidades ficam vazias e parecem desertas.
Falando em lojas, elas fecham para o almoço. Sim, não há rodízio de funcionários. Inclusive os supermercados entram nessa regra. No domingo eles também estão fechados, com exceção de uma vez ao mês. Por isso, é preciso se programar.
Estes foram apenas alguns costumes dos italianos, existem muitos outros!
jul 15, 2016 0
jul 08, 2016 0
jun 24, 2016 0
fev 28, 2015 0
ago 30, 2014 0
ago 17, 2014 0
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
desideriocidadania.com/alugo-imovel-m… desideriocidadania.com/alugo-imovel-m…
desideriocidadania.com/conversao-da-c… desideriocidadania.com/conversao-da-c…
Pisa 2016
A desproporção humanotaria e somente existe pois se apoia injustiça fb.me/7Zyr2Qvs4
Muito bom. Gostei, uma vez que pretendo morar lá o ano que vem, já que vou me aposentar como médica.
Espero receber mais informacoes por email.
Parabéns.
grata continue por aqui